Logotipo do Jornal de Resenhas
Breve histórico
O Jornal de Resenhas foi criado em 1995 como um empreendimento da Discurso Editorial, sem fins lucrativos, de iniciativa de um grupo de professores da FFLCH-USP, aos quais se juntaram outros docentes das universidades públicas federais, com o objetivo a publicar resenhas de livros lançados no mercado editorial brasileiro, além de ensaios e entrevistas com autores. De 1995 a 2004, era editado por intermédio de um convênio que envolvia a USP, a Unesp, a Unicamp, a UFMG e a Folha de S. Paulo, no qual era encartado mensalmente.

A partir de 2009, voltou a circular com apoio do MEC, com tiragem de 75.000 exemplares e distribuído a todas as universidades federais e às universidades estaduais paulistas. A partir do final de 2012, optamos por outras formas de sustentação do jornal em formato impresso, por intermédio de anúncios e assinaturas, porém, não teve a regularidade que esperávamos.

Nesta nova fase, em formato digital, sob a responsabilidade da República do Livro, além dos autores convidados, o jornal receberá também a colaboração de leitores que queiram publicar seus trabalhos, submetendo-os ao conselho editorial. Até hoje, o Jornal de Resenhas contou com mais de setecentos colaboradores, dentre os quais se encontram intelectuais da maior expressão no cenário acadêmico e cultural nacional e tem também recebido a colaboração de estrangeiros de destaque em suas áreas de atuação. Com uma política aberta, pluralista, os editores procuram dar prioridade à qualidade das matérias, num clima franco e de respeito acadêmico, no qual o debate e a circulação de ideias são mais importantes.

Editor responsável

Milton Meira do Nascimento

Conselho editorial

André Vitor Singer (USP), Fernando Antonio Pinheiro Filho (USP), Ildeu de Castro Moreira (UFRJ), João José Reis (UFBA), José Castilho Marques Neto (Unesp), Laura de Mello e Souza (USP), Luiz Fernando Franklin de Mattos (USP), Milton Meira do Nascimento (USP), Ricardo Musse (USP), Samuel Titan Jr. (USP), Sergio Miceli (USP), Wander Melo Miranda (UFMG).
Top